6/12/23

Memórias escritas: projeto literário do Colégio São José transforma histórias dos estudantes em autênticos livros

O Colégio José promoveu uma imersão literária cativante e enriquecedora para os alunos do 6º ao 9º ano do Fundamental. Sob a iniciativa do projeto “Jornada Literária”, os estudantes se dedicaram à criação de livros na sala maker da escola, uma experiência única que os levou a explorar os ricos universos das suas memórias. Com temas específicos para cada turma, desde “memórias da infância” até “memórias de uma mente adolescente”, cada livro refletiu o olhar singular de cada aluno sobre suas vivências.

Essa jornada interdisciplinar além de ter cultivado a habilidade de escrever textos literários, também incorporou a arte, permitindo que os jovens compartilhassem suas histórias e as ilustrassem. Os professores, de forma preparatória, guiaram os alunos, exibindo filmes e exemplificando episódios, mergulhando-os no gênero textual das memórias narradas em primeira pessoa. O resultado foi a produção de autênticos livros físicos, complementados por autobiografias dos alunos e também por mensagens da equipe pedagógica do colégio.

Além disso, o projeto permitiu que os alunos compartilhassem suas obras, autografando e trocando experiências com os colegas, transformando cada livro em um precioso registro das lembranças e da criatividade desses jovens escritores.