Nossa História

Monsenhor Domingos, inspirado pelo Espírito Santo, acreditou que os colégios deveriam ser centros educativos católicos, inseridos na pastoral eclesial e adequados ao sistema nacional de educação.

Atendendo ao apelo fundacional a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, matem colégio confessionais, filantrópicos e sem fins lucrativos. Promove a educação de crianças, Jovens e adultos sendo geradora de autonomia intelectual, de vida criativa e participativa, com responsabilidade social.

Em 1960, a convite do bispo Dom Cristiano Portela de Araújo Pena, um grupo de religiosas da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, veio para Divinópolis com a missão de fundar um educandário.

Dirigido pelas irmãs Margarida, Angélica e Maria das Neves começa a missão do Colégio São José, que teve sua primeira sede na praça da Catedral do Divino Espírito Santo.

Em 1967, o Colégio transferiu-se para Rua Mato Grosso 503, num espaço comum ao Colégio São Geraldo. Já em 1972, os dois colégios se unificaram com a denominação de Escola de 1º e 2º graus São José e São Geraldo.

A sede própria da escola foi contruída em 1975, na Rua Sergipe 271, sob a direção da Irmã Margarida, que se expandiu com a construção do novo prédio na Rua Ceará 120 em 1977.

Há mais de 57 anos, o Colégio São José vem educando crianças e jovens com amor, compretência e qualidade. Sempre na vanguarda da educação, atendendo as exigências dos novos tempos com o ideal de estimular nossos alunos nas diversas áreas do conhecimento, sem abrir mão dos valores cristãos, nossa identidade e missão.