A Educação Ambiental está no dia a dia do Colégio São José. Trata-se de uma importante ferramenta para que os estudantes possam explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no meio ambiente. As turmas da Educação Infantil inauguraram um novo espaço, com o plantio da horta escolar, numa atividade multidisciplinar do projeto Curiosos pela Natureza. Os pequenos arregaçaram as mangas e botaram a mão na terra, plantado diferentes tipos de hortaliças.
A iniciativa traz uma série de benefícios para as crianças. Ela trabalha ecologia, alimentação saudável, nutrição, fornece matéria prima para aulas de culinária do projeto Mini Chef, fomenta hábitos alimentares saudáveis e aproxima os pequenos da terra e de uma vida com hábitos saudáveis.
“Nessa faixa etária as crianças trabalham no concreto e, através da observação das sementes nessa atividade, elas estão percebendo as diferenças de cores, texturas, tamanhos. É um trabalho que enriquece o conteúdo, tornando-o mais próximo do aluno”, explica a professora Donaria Manoel.
Para a professora Cíntia Melo Silva, o contato com a terra também ajuda as crianças a construírem bons hábitos alimentares. “Antes de virmos plantar, fizemos uma roda de conversa na sala para despertar a consciência de importância de cuidar do corpo e da saúde, através de uma alimentação saudável”, conta ela.
Ao semearem os canteiros da horta, os pequenos tiveram a ajuda do auxiliar de serviços gerais, Silvio Nunes, que preparou a terra para receber as sementes e auxiliou os pequenos na hora do plantio. Os frutos, além de serem utilizados na alimentação dos estudantes, também serão compartilhados com as famílias, eles poderão levar para casa o excedente da produção.
O projeto Curiosos pela Natureza integra o programa A Grande Conquista, que fundamenta o diferencial educacional da Rede Piedade de Educação. Ele educa para a formação de cidadãos conscientes e preocupados com o ambiente com conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalharem individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos.
16/04/19