30/10/17

Da Mitologia à Tecnomática, a III MOSTRA CULTURAL “ O CONHECIMENTO ENCANTA” encantou!

Da Mitologia à Tecnomática, a III MOSTRA CULTURAL “ O CONHECIMENTO ENCANTA” encantou quem passou por aqui visitando as 23 exposições que comporam essa mostra enriquecida de conhecimento, talento e competência dos nossos alunos.

Nos dias 20 e 21 de Outubro, o Colégio São José realizou a III Mostra Cultural que teve como tema: “O Conhecimento Encanta”. Nesse evento, todos os alunos do colégio desde as crianças do Maternal II da professora Márcia aos alunos do 2º ano do Ensino Médio puderam desenvolver e expor trabalhos e pesquisas.

A Mostra Cultural é um evento que propõe os alunos a desafiarem seus conhecimentos, através de pesquisas, que os fazem viajar pela ciência, cultura, mitos, ética, política, arte e a expressão de diferentes linguagens do mundo.

A exposição da Educação Infantil ficou marcada pelo resgate de BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS e as deliciosas receitas CULINÁRIAS das turmas do Maternal III. Já o 1º e 2º Período mostraram a beleza de nossos ANIMAIS e A MAGIA DA FAUNA E DA FLORA CASEIRA. E os pequenos do Maternal II se preocuparam com o cuidado com MEU MUNDINHO. Além das exposições, as turmas da Educação Infantil fizeram lindas apresentações na manhã do sábado, dia 21/10, no Salão Nobre do Colégio, onde foram prestigiados por pais e toda comunidade escolar.

Os alunos do Ensino Fundamental I, trouxeram cores, contos e muita fantasia nas suas apresentações. O 1º da ano da professora Telma virou uma linda aldeia com OS ÍNDIOS BRASILEIROS, tivemos a oportunidade de ver a sabedoria dos pequenos na criação de petecas, instrumentos musicais, brinquedos e a explicação de cada item desenvolvido. Também devemos destacar a interação das famílias com a construção de lindas maquetes das aldeias brasileiras.

Já o 2º ano da professora Irani, mostrou a riqueza de nossos BIOMAS BRASILEIROS com o projeto “SE NADA FOR FEITO…”. A diversidade biológica, os climas, a preservação. Os alunos conseguiram mostrar que o Brasil é dono de uma das biodiversidades das mais ricas do mundo e possui as maiores reservas de água doce.

Arte, pinturas e cores…o 2º ano da professora Janaína fez literalmente UMA FESTA DE CORES. Afinados na exposições de seus trabalhos, os alunos ensinaram sobre cores primárias, segundárias e terciárias e ainda a mistura para conseguir chegar na cor preta. Na magia da festa de cores, o pião de cores, que girado em alta velocidade fica branco chamou a tenção dos visitantes.

Das histórias de Ziraldo, e direcionados pela professora Rozário, o 3º ano ficou cheio de MENINOS MALUQUINHOS. Panela na cabeça, bola nos pés e o olho maior que a barriga. A sapequice do menino maluquinho inspirou os alunos na confecção de artes com massinhas, pinturas de telas e uma apresentação musical que encantou o público presente.

Caminhando pela estrada de tijolos amarelos, o 4º ano juntamente com a professora Daniela encontraram nessa estrada o boneco de lata que queria um coração, um leão covarde que procurava por coragem e um espantalho que queria um cérebro. Juntos no mundo encantado do MÁGICO DE OZ, o 4º ano também encantou com uma exposição maravilhosa.

Ah, e não parou por ai… O PEQUENO PRÍNCIPE, de Antoine de Saint-Exupery, viajante de mundos distintos chegou aqui, com cabelos dourados cor de trigo, trazendo consigo uma rosa vermelha, uma amiga raposa e um aviador que estragou o motor do seu avião em pleno deserto. Vieram dizendo que “TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS” e com uma produção teatral belíssima, exposições de trabalhos pintura inspirados nos talentosissímos pintores, Romero Britto e Ivan Cruz e muitos outros trabalhos artísticos os alunos do 5º ano juntamente com a professora Rúbia, cativou com a pureza e sabedoria do Pequeno Príncipe todos que passaram por aqui.

Relebrando um pouco das emoções das Olimpíadas 2016, um dos grupos do 6º ano trouxeram para o colégio a VILA OLÍMPICA com algumas modalidades de esportes: Totó, Basquete, Xadrez e Futebol, possibilitanto o aprendizado de modo interativo sobre essas modalidades esportivas.

Já a outra parte da turma do 6º ano VIAJANDO NO CONHECIMENTO deu uma aula sobre a ciência, destacando o brilhante físico Albert Einstein eles mostraram através de experiências e explicações no laboratório a existência de algumas invenções, como por exemplo o barco a vela. Foi uma viagem incrível.

LUZ, CAMERA…AÇÃO! O 7º ano contou um pouco da sétima arte carregada de histórias e exposições visuais que marcaram períodos importantes no cinema mundial. A invensão dos irmãos Lumiere em 1895, hoje é uma arte poderosa, fonte de entretenimento popular.

De Paris, para MADE IN JAPAN outro grupo do 7º ano trouxe para Mostra Cultural o COSPLAY, a brincadeira de se fantasiar inspirados em desenhos, filmes e animações. Transformando em diversos personagens, encontramos por aqui o Coringa, Os caçadores de Pokemón e a presença ilustríssima do Incrível Hulk.

Zeus, Hera, Afrodite, Pandora com sua caixa cheia de esperança e diversos deuses do 8º ano apresentaram o tema DELFOS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MITOLOGIA. Contos, origens e mitos. A mitologia repleta de lendas históricas. Atemporais e eternos, os mitos estão presentes na vida de cada ser humano, não importa em que tempo ou local. Somos todos, deuses e heróis de nossa própria história.

Já o outro grupo do 8º ano abriram o seu BAR MUSIC para as apresentações. Os embalos dos anos 60, 70, 80 até os anos atuais. Músicas que marcaram as gerações, a cultura e fizeram parte do cenário político do brasil e do mundo. Esse foi um bar especial, seus avós e seus pais já passaram por aqui, seus filhos passarão porque esse bar é a música e todo mundo passa por ela.

Por falar em cultura, com o tema AFRICARTE, um grupo do 9º ano expôs a beleza e diversidade da África e a inflência dessa cultura no nosso Brasil. As origens da capoeira, samba e reggae, ritmos que são base de boa parte da música popular brasileira.

Viajando por outros países, não poderia faltar idiomas NA PONTA DA LÍNGUA. Falar outro idioma já é tão importante para a carreira quanto à formação humana. Usando como exemplos os países Austrália e México, podemos perceber as influências mundias que essas línguas proporcionam e viajamos com idiomas na ponta da língua, junto com o grupo do 9 ano.

Raízes, estruturas e histórias que fizeram a CIANSP chegar aos seus 127 anos. Os alunos do 1º ano do ensino médio, contaram um pouco da história por trás das escolas pertencentes a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, o surgimento e curiosidades sobre a instituição que tem uma dedicação enorme a educação e traz como lema o JEITO PIEDADE DE EDUCAR.

Caminhando um pouco para a tecnologia que evolui a cada dia fica a pergunta….Você já ouviu falar sobre DEEP WEB? Um dos grupos do 1º ano do ensino médio apresentaram esse MUNDO OBSCURO DA INTERNET. Um lugar onde não é encontrado em mecanismos padrões e que comparado a um iceberg, vai muito além da superficialidade do acesso comum da internet. A Deep Web contém uma enorme quantidade de informação enterradas em sites gerados dinamicamente sem segurança e com criptografia anônima.

O projeto de um dos grupos do 2º ano EM. trouxe a riqueza de nossa “DONA WEDE” chamada assim por alguns índios, a Floresta Amazônica, é uma das maiores florestas tropicais do mundo. A degradação, poluição e maus-tratos fazem com que nossa mãe natureza sofra. Eles trouxerem para a exposição um ambiente muito agradável que remete bem a experiência de estar em contato com a natureza.

E finalizando os projetos, outro grupo do 2º ano EM. avançou na técnologia trazendo para a III Mostra Cultural a TECNOMÁTICA, os ‘pais’ da computação, criadores de princípios básicos que possibilitou o avanço tenológico. Foi mostrado também atuais criações inteligentes, minúsculos robozinhos que compreendem programação através de cores.

Para nós, do Colégio São José e São Geraldo, a III Mostra Cultural foi um momento de muitas realizações. De forma lúdica, interativa, integrada, todos os trabalhos tiveram como alicerce a pesquisa do saber. Quando nossos alunos conseguem superar desafios em quipe, entedemos que o ensino ganha significado na vida. E se esses desafios agregam conhecimento e os fazem ampliar o olhar para o mundo, temos a certeza de que os aprendizados educacionais fazem sentido para eles e se concretizam como valores. E esse é o nosso objetivo!

VOCÊ TEM 4 MINUTOS?

A GRANDE CONQUISTA!

Notícias mensais