24/06/21

Crimes cibernéticos e suas responsabilidades

Para uma geração que já nasceu conectada na internet, é primordial estar bem informada sobre perigos, responsabilidades e legislação vigente.

Na quarta-feira, 23/06, estudantes de 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de toda a Rede Piedade de Educação participaram de um encontro on-line com o inspetor de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, especialista em crimes cibernéticos e segurança da informação, Rodrigo Valle.

No bate-papo, Rodrigo deu uma aula sobre a importância da responsabilidade no uso das redes sociais, explicando alguns casos criminais já solucionados por ele. Crimes como falsidade ideológica, fraudes, roubos, espionagem cibernética, entre outros, foram citados na aula.

“Se o crime for realizado por um menor de idade até 12 anos, é o responsável quem responde pelo crime e, se o adolescente tiver mais de 12 anos de idade, dependendo do crime, existem até centros de atendimento socioeducativos para onde o adolescente pode ser encaminhado” – relatou o especialista em crimes cibernéticos.

Surgiram dúvidas sobre o anonimato nas redes e o Inspetor de Polícia logo deixou claro que, quando uma ação ou atitude no meio digital possa de alguma maneira constranger, caluniar, ameaçar ou causar algum tipo de dano a alguém, existe legislação para isso. “Hoje, estas situações são comumente tratadas em delegacias de Polícia e os profissionais têm meios de chegar ao infrator”, enfatizou Rodrigo.

Os encontros, aulas e atividades abordando esta temática são comuns nos colégios da Rede Piedade de Educação e fazem parte dos projetos elencados no Programa A Grande Conquista, que fundamenta o diferencial pedagógico da Rede Piedade.

VOCÊ TEM 4 MINUTOS?

A GRANDE CONQUISTA!

Notícias mensais