“Com alegria e gratidão, comunicamos que a nossa querida Madre Teresa foi reeleita para Governar a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade pelos próximos seis anos”. A mensagem das Irmãs ecoou nas redes sociais dos colégios e obras da Congregação assim que o resultado do Capítulo foi concluído.
Reunidas em Belo Horizonte, no Residencial Irmã Benigna, desde sábado, 15 de julho, as Irmãs da Piedade concluíram na quarta, 19, o XVI Capítulo Geral Ordinário da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.
Segundo a tradição católica, o capítulo de uma Ordem ou Congregação religiosa é a assembleia onde se reúnem os religiosos das comunidades pertencentes ao Instituto Religioso. Na CIANSP, o Capítulo acontece a cada seis anos. É considerado eletivo, já que elege a Madre Geral, Vice Madre, Secretária, Tesoureira e conselheiras nas áreas de atuação da Congregação: Vocação e Missão, Saúde e Assistência Social e Educação. As Irmãs eleitas para o Governo Geral atuarão pelos próximos seis anos.
Foram dias muito importantes, pois as religiosas pausam as atividades cotidianas para revisar e avaliar a caminhada da Congregação como um todo e, também, de cada comunidade e obra, reconhecendo e agradecendo as conquistas alcançadas. Também é momento de traçar metas e objetivos para o próximo sexênio.
Participaram do Capítulo, Irmãs vindas das comunidades brasileiras do Maranhão, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, e internacionais da Itália e de Angola. As vice-diretoras das unidades escolares também participaram nos primeiros dias do Capítulo. Após a Santa Missa festiva, no sábado de abertura, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, Madre Teresa Cristina Leite refletiu sobre os sentimentos de gratidão e de unidade que nos cercam neste momento. “Celebramos a riqueza e a continuidade da história de nossa Congregação, fundada por Monsenhor Domingos há mais de 130 anos e que dá esse importante passo importante na sua caminhada”.
Ao longo dos demais dias, momentos de oração, reflexão, confraternização, diálogo e exposição serviram para inspirar e conduzir a eleição do Governo Geral. Sobretudo, momentos de celebração sobre as melhorias e modernizações das unidades de educação (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Divinópolis, Congonhas, Lavras, Uberaba e Brasília) para atender cada vez melhor o nosso público. Os resultados e avanços da Rede Piedade de Educação com centenas de medalhas em concursos nacionais e internacionais em linguagens, esportes, matemática, robótica, natureza etc. Os estudantes dos colégios da Rede têm alcançado notas expressivas nos vestibulares das melhores instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais. É a Rede Piedade de Educação crescendo cada vez mais! A abrangência das obras sociais, o trabalho vocacional, a missão em Angola, na África, e a inauguração do Residencial Irmã Benigna também foram pontos apresentados e estudados ao longo dos dias do Capítulo.
Na missa de encerramento, celebrada por Padre Marco Aurélio, que acompanhou todos os dias do capítulo, Madre Teresa falou sobre uma significativa fala de Monsenhor Domingos, fundador da Congregação: ide e levai a toda parte a palavra de Deus que cura e fortalece. “Vejam que mais do que curar, é preciso fortalecer as pessoas, fortalecer com mais vida. Observem que nosso carisma é muito rico espiritualmente, rico ambientalmente e rico socialmente. As pessoas precisam ter mais vida. Acreditar na força das pessoas é acreditar na graça de Deus. Que Deus nos dê a graça da fecundidade de gerar vidas felizes! Que Deus nos ilumine com ânimo, que significa estar cheio de Deus, e com coragem, que é sabedoria e força. Que Deus nos abençoe e nos proteja sempre. (…) Nossa Senhora da Piedade está sempre olhando por nós. Sou muito grata pela confiança depositada e que Deus nos ajude a conduzir estes próximos seis anos abençoando, protegendo e iluminando sempre todas nós”, proferiu a Madre ao final da missa de encerramento.