Ensino Fundamental I – São José Júnior

Do 1º ao 5º ano

A entrada no Ensino Fundamental I representa um marco significativo, tanto para as crianças quanto para as famílias. A criança dessa faixa etária dos 06 aos 10 anos possui um grande repertório de conhecimentos construídos a partir das experiências cotidianas que vivenciou.

Nossa Escola tem um compromisso com a formação integral do aluno.

A construção do conhecimento aliado à vivência de valores como sensibilidade, responsabilidade, acolhida e solidariedade entre outros, formam alunos competentes no mundo social em que vivem.

Nosso trabalho também consiste em levar as crianças a explorarem diferentes culturas e linguagens, ampliando sua bagagem intelectual, cultural e social.

Nesta fase, as situações de aprendizagem estão voltadas para o desenvolvimento da autonomia, do raciocínio lógico matemático, do hábito de leitura, propiciando a construção de conhecimentos por meio de jogos, pesquisas e representações.

Com isso, desejamos formar nossos alunos como cidadãos conscientes e capazes de fazer a diferença – em suas vidas adultas e no mundo.

Cidadãos críticos e capazes de efetuarem as escolhas corretas, este é o princípio do CSJ.

Efetivar na prática e nas vivências diárias todos os projetos da Rede Piedade de Educação com insumos e espaços adaptados e adequados para a produção do conhecimento.

Apresentar  às crianças alimentos saudáveis de maneira lúdica e divertida, demonstrando por meio de atividades, brincadeiras, músicas e pela literatura infantil a importância de cada alimento, a fim de conscientizá-los da importância de uma boa alimentação – regrada e nutritiva – para que tenham boa saúde.

Estimular a compreensão e o conhecimento das artes sob três temas centrais: cores e formas; sentidos e releituras e também desenvolver e valorizar a sensibilidade e apreciação da arte em todas as suas representações e linguagens para a ampliação do conhecimento de mundo e da cultura pelos nossos alunos.

Viabilizar atividades direcionadas sistematicamente que vão fazer com que as crianças criem hipóteses para construir seu conhecimento acerca do alfabeto, dos sons e traçados das letras, das sílabas simples e da letra inicial e final do próprio nome e dos nomes dos colegas, familiares, professores, estagiárias, das histórias e de pessoas que trabalham no colégio (turmas Matetnal II e III) isso, através da interação com jogos (bingos, cruza-letras, cruzadinhas, caça-palavras, trilhas do alfabeto, manuseio das letras do alfabeto em MDF ou EVA…), listas de palavras, rotina no quadro,  brincadeiras, músicas, rodas, diagnósticos ou seja de forma lúdica e intencional.

Desenvolver conceitos matemáticos de forma lúdica e  intencional; comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática através de jogos e registro de atividades significativas; contextualizadas e reconhecer os números, realizar contagens e registros das mesmas de forma gradativa, seriar, quantificar, classificar, conceituar e contextualizar ao cotidiano.

Demonstrar para as crianças a importância da saúde, sobretudo a bucal, sendo necessária para manter a vitalidade do corpo como um todo. Entender que o cuidado regular com a saúde beneficia não somente a estrutura física, mas também ajuda a prevenir doenças e promover a disciplina, no momento em que estimula o aluno no cuidado diário com a alimentação saudável e higiene pessoal, refletindo na saúde geral do corpo.

A educação ambiental pode ser definida como um processo que visa a desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados, com conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos.

O projeto estimula a compreensão e o conhecimento das artes sob três temas centrais: Cores e Formas; Sentidos e Releituras.
Desde muito cedo, o mundo é um campo de investigação para as crianças. Na Arte, a experimentação é fundamental e, potencializando as possibilidades de meios, suportes e ferramentas, fica mais fácil identificar marcas pessoais e estimular a criatividade.

A capacidade de brincar e de se movimentar com qualidade e o contato com a cultura lúdica corporal são garantidos diariamente na rotina das crianças, com propostas que envolvem corpo e movimento, considerando sua importância para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social de nossos pequenos.