EDUCAÇÃO INFANTIL

Um jeito descontraído de aprender

​Somos uma instituição reconhecida pela alta qualidade de ensino e cuidado com nossos alunos, onde todas as atividades propostas são realizadas com alegria, carinho e aconchego, tornando a  rotina escolar prazerosa e atrativa.

​O trabalho de pré-alfabetização desenvolvido no Colégio São José tornou-se uma referência. Isso, graças à um acolhimento afetuoso e à valorização da criança como indivíduo. No Colégio São José, cada aluno é conhecido pelo nome.

A escola exerce um papel fundamental na promoção do conhecimento social, no desenvolvimento das capacidades cognitivas e no entendimento do mundo e suas particularidades.  Viabilizamos a socialização para a aquisição de valores éticos e morais e construção da identidade, da capacidade de relacionar-se, interagir, criar laços e relações de confiança, respeito, afetividade e amizade.

​Valorizando e acreditando na importância de um ambiente socializador, o Colégio São José cria situações em que os alunos são incentivados a criarem laços, que  o acompanham por toda a vida, estabelecendo relações de confiança e respeito em diferentes contextos ( sala de aula, recreio, debates, jogos e brincadeiras, além de palestras educativas incentivando a prática da boa convivência). Este processo, permite que cada indivíduo desenvolva a sua personalidade; a interação com o outro, além de  proporcionar a troca de experiências e a formação de novos conceitos .

Em suas jornadas pelo universo do saber, nossos pequenos têm seus sentimentos, necessidades, desejos e ideias valorizados nos modernos e multidisciplinares projetos que compõem o programa A Grande Conquista, fundamento do diferencial educacional da Rede Piedade de Educação.

Num clima de confiança e afeto, os alunos adquirem segurança em sua própria capacidade expressiva, cognitiva, motora, afetiva e social. Histórias são pontes, laços entre o narrador e o ouvinte, entre o real e o imaginário, entre o passado, o presente e o futuro.  Elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim.

O desenvolvimento psicomotor é trabalhado no concreto e toda produção realizada com prazer e alegria pelas crianças é apresentada no projeto e exposta à comunidade escolar.

Na Educação Infantil, fazer coleções é uma forma lúdica de aprender os números e outros conteúdos e procedimentos matemáticos, uma fusão entre prazer e aprendizagem significativa. Para aprender, as crianças precisam brincar com os números, refletir sobre eles e, a partir disso, construir a regularidade e organização do sistema de numeração.

Educar financeiramente uma criança é capacitá-la a fazer o melhor uso do dinheiro. Para isso é necessário muito treino. Nesse sentido, a mesada pode atuar como um importante instrumento. O exercício do uso do dinheiro previne que a criança chegue à fase adulta cometendo impulsos, e ensina a lidar com os limites e consequências de suas escolhas.

A capacidade de brincar e de se movimentar com qualidade e o contato com a cultura lúdica corporal são garantidos diariamente na rotina das crianças, com propostas que envolvem corpo e movimento, considerando sua importância para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social de nossos pequenos.

O projeto estimula a compreensão e o conhecimento das artes sob três temas centrais: Cores e Formas; Sentidos e Releituras.
Desde muito cedo, o mundo é um campo de investigação para as crianças. Na Arte, a experimentação é fundamental e, potencializando as possibilidades de meios, suportes e ferramentas, fica mais fácil identificar marcas pessoais e estimular a criatividade.

A educação ambiental pode ser definida como um processo que visa a desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados, com conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos.

Acreditamos que a escola é o ambiente favorável para o aprendizado de uma sociabilidade rica, pois permite a reflexão de temas; proximidade entre grupos com opiniões diferentes, e desenvolve vínculos de afetividade e de amizade.

Consideramos que  a ação de educar não acontece só pelo processo  ensino- aprendizagem, mas também não menos importante, pelo processo de construção de indivíduos críticos, socializados, com conhecimento pleno daquilo que é importante ser, enquanto cidadãos e daquilo que o mundo espera, enquanto pessoas éticas, plenamente integradas no espaço que estão inseridas.