Institucional

Notícias

São José traz especialista para esclarecer os responsáveis sobre os perigos da internet

Conectado com as questões surgidas a partir da popularização da internet, o  Colégio São José trouxe do Rio de Janeiro o comunicólogo e técnico em informática, José Alessandro, para ministrar a palestra “O virtual é real”, para pais e responsáveis. Com bom humor, muita verdade e “papo-sério”, a palestra aborda temas atuais e conscientiza sobre as atitudes e posturas no dia a dia de quem usa, e também de quem não usa, as novas tecnologias.

 Sites, aplicativos, o que é virtual, como funciona a internet, privacidade e anonimato, leis específicas para internet, responsabilidades, direitos e deveres, cyberbullying e os pontos positivos das novas tecnologias foram algumas das abordagens do evento. 
 
Uma das questões que mais causaram espanto foi a noção de que os filhos, pela falta de discernimento inerente à pouca idade, muitas vezes se colocam em situações de risco com publicações que consideram corriqueiras. “Dados expostos pela Delegacia de Crimes Virtuais do Rio de Janeiro espantam pela quantidade de crianças que postam fotos seminuas, divulgam dados pessoais, detalhes da rotina e outras informações que os expõem a perigo bem reais”, alertou o palestrante.
 
José Alessandro também chamou a atenção dos pais sobre a responsabilidade que eles têm na prevenção dos comportamentos virtuais de risco.”Os responsáveis têm a obrigação, não só moral, mas legal, de tomar conta, verificar que conteúdos seus filhos estão acessando, que tipo de postagem estão fazendo, se são ofensivas, violentas, impróprias. Não pode deixar o menor trancado no quarto com livre acesso à internet, tem que cuidar, fiscalizar, sob pena de responder legalmente”, esclareceu. 
 
O receptividade do conteúdo esclarecedor da palestra foi tão positiva que os próprios responsáveis pediram que fosse feita uma nova sessão para os estudantes, pedido que foi atendido pela instituição e  pelo especialista no mesmo dia. 

#rodadeconversa #colegiosaojose #ensinofundamental #virtual #redessociais #amigos #line #timeline #feed #storyes #conversa #batepapo #mundovirtual #perigos #jovens #crianças #adolescentes #conversacomospais #momentos #partilha #conhecimento #oraçao #instagram #facebook #ensinomedio #cuidado #proteção #alunos #divinopolis #escolaemdivinopolis #minasgerais

 

Inicial | Voltar