Reportagem da TV Globo destaca o Colégio São José pela excelência educacional

Os projetos e atividades que envolvem o apoio psicológico escolar no Colégio São José foram destaques em reportagem especial no MGTV, telejornal local da Rede Globo.

Durante a matéria televisiva, Liege Alvim, coordenadora pedagógica foi entrevistada para apresentar um dos diferenciais que fizeram o colégio destacar-se no cenário educacional de Divinópolis. Segundo Liege, a incerteza vivida durante a pandemia trouxe para esses adolescentes e crianças sentimentos como ansiedade, medo, ausências que, em muitos desencadearam ainda mais situações de estresse. Esta demanda fez o colégio ampliar o projeto que proporciona escuta psicológica aos estudantes.

Com o retorno às atividades presenciais nas escolas, as situações desafiadoras enfrentadas pelos estudantes desde o início da pandemia têm permeado o ambiente escolar. Desta forma, as ações de acolhida e de escuta praticadas pela equipe pedagógica e psicológica do Colégio São José e de toda Rede Piedade de Educação têm sido motivo constante de elogio das famílias.

Uma pesquisa feita pela Unicef, com adolescentes entre 15 e 19 anos, revelou que 72% dos estudantes disseram que perceberam que necessitariam de ajuda relacionada ao bem-estar físico e mental durante a pandemia, mas 41% dos estudantes não recorreram a ninguém. Para o psicólogo, Ramon Campos, é importante que a escola perceba o ser humano como um todo: bio, psico e social. A escola é lugar para o psicólogo ter este olhar para a saúde mental dos estudantes. "Todo adolescente se esconde um pouco, há casos simples e alguns mais graves. Em ambos, as atividades são importantes para que eles comecem a se abrir", explicou Ramon na reportagem.

Imagens: TV Globo - MGTV (reprodução)

Inicial | Voltar